Você sabia que NEYMAR JR., GABRIEL JESUS e DANI ALVES tiveram seus nomes registrados como marca?
Os jogadores registram seus nomes – e alguns também suas assinaturas – como marca para identificar artigos de vestuário, artigos esportivos, brinquedos e, em alguns casos, cosméticos e alimentos. Craques internacionais como Lionel Messi, Cristiano Ronaldo e Kyllian Mbappé também possuem registros de seu nome como marca nos territórios em que atuam.
Mas por que registrar o nome como marca?
Apesar de o nome civil de toda pessoa ter proteção assegurada a partir do nascimento, tal proteção é personalíssima e ligada a direitos da esfera civil, como honra, moral, entre outros. Tais direitos podem ser licenciados a terceiros para que esses os explorem comercialmente.
Por outro lado, a marca garante uma proteção comercial, com direito de exclusividade de uso para produção e comercialização de produtos e serviços. Além disso, a marca pode ser registrada em nome do jogador ou de empresa da qual seja sócio, possibilitando uma ampla exploração comercial pelo seu titular.
A equipe de Propriedade Intelectual do Salusse, Marangoni, Parente e Jabur Advogados está à disposição para auxiliá-los e esclarecer eventuais dúvidas através do e-mail pi@smabr.com ou do telefone (11) 3146-2400.