Newsletter

Cadastre-se e receba nossas novidades.

Ao se inscrever na nossa Newsletter, você consente com o armazenamento dos seus dados pessoais por nós, para que possamos futuramente lhe encaminhar informações que possam ser do seu interesse. Seus dados não serão divididos com outras empresas.

Projeto de Lei que prevê a criação de Juizados Especiais Criminais Digitais segue para sanção

Pesquisa
Categorias
Palavras Chave
Compartilhe esta publicação

18 de junho de 2019

Por

Aprovado pelo Senado Federal, no último mês (29/05), o Projeto de Lei nº 110/2018 altera a Lei dos Juizados Especiais (Lei nº 9.099/95) e determina a criação de juizados especiais criminais competentes para a conciliação, o julgamento e a execução de infrações penais de menor potencial ofensivo (pena máxima não superior a 02 anos) cometidas por meio da informática ou a ela relacionadas.

O objetivo é dar maior celeridade ao julgamento desses processos e maior qualidade para decisões, que passarão a ser proferidas apenas por juízes especializados.

O avanço da tecnologia traz novos desafios aos operadores do Direito, na medida em que novos formatos de relações são estabelecidos e, consequentemente, diferentes conflitos emergem na sociedade.

O ambiente online pode conferir ao indivíduo uma falsa ideia de impunidade e anonimato. Em tempos de discussões sobre privacidade, proteção de dados e, especialmente, responsabilidade no âmbito online, em vista do crescente número de infrações que vêm ocorrendo na internet, este é mais um passo importante para a regulamentação do espaço cibernético.

Com a aprovação no Senado o projeto segue para sanção ou veto presidencial. A íntegra do PLC 110/2018 você encontra aqui.

A equipe de Propriedade Intelectual do escritório está à sua disposição para maiores informações sobre o assunto no e-mail [email protected], ou pelo telefone (11) 3146-2400.

Pesquisa
Categorias
Palavras Chave
Compartilhe esta publicação