#251 – A 1ª Turma do STJ definiu que empresa brasileira contratada para gerir o capital de um fundo estrangeiro deve pagar ISS sobre receitas decorrentes desse serviço.
#252 – A 1ª Seção do STJ aprovou como súmula 649: “Não incide ICMS sobre o serviço de transporte interestadual de mercadorias destinadas ao exterior”.
#253 – SP disciplina o credenciamento do contribuinte no Regime Optativo de Tributação da Substituição Tributária – “ROT-ST”, que dispensa o pagamento do complemento do ICMS retido antecipadamente por substituição tributária nas hipóteses em que o valor da operação com a mercadoria for maior que a base de cálculo da retenção do imposto.
#254 – STJ decide que o fisco estadual tem 5 anos para cobrar ITCMD sobre doações não declaradas pelos contribuintes, a contar do 1º dia do exercício seguinte ao da doação.
#255 – CARF decidiu que contribuinte pode perder o direito a isenções e benefícios fiscais no caso de atos que configurem crime contra a ordem tributária mesmo sem sentença judicial condenatória transitada em julgado.
#256 – O Plenário do STF pacificou o entendimento de que o ICMS destacado nas Notas Fiscais deve ser excluído da base de cálculo do PIS e da COFINS. A decisão vale desde 15 de março de 2017, ressalvadas as ações judiciais e administrativas sobre o tema ajuizadas antes desta data.
#257 – Governo Federal determina a suspensão temporária da implantação da versão simplificada do eSocial (S-10) em razão de inconsistências desta nova versão.
#258 – Novo edital para adesão de contribuintes a transação tributária, com desconto de até 50% do valor da dívida, para encerrar processos judiciais e administrativos que tratam da incidência das contribuições previdenciárias sobre a participação nos lucros e resultados – PLR.
#259 – Recente decisão do STJ determina que não incide IOF em valor recebido em adiantamento de contrato de câmbio.
#260 – Justiça Federal concede direito a créditos de PIS/COFINS sobre depósitos em fundo de promoção cobrados por centros de compras para a realização de propaganda de lojas.
Clique aqui para acompanhar a nossa série Pílulas Tributárias!