Newsletter

Cadastre-se e receba nossas novidades.

Ao se inscrever na nossa Newsletter, você consente com o armazenamento dos seus dados pessoais por nós, para que possamos futuramente lhe encaminhar informações que possam ser do seu interesse. Seus dados não serão divididos com outras empresas.

Créditos de PIS e COFINS – Novas decisões ampliam direito ao crédito

Pesquisa
Categorias
Palavras Chave
Compartilhe esta publicação

3 de outubro de 2018

Por

Allan Moraes, Angela Andreoli e Eduardo Winters

Em abril de 2018 foi publicada decisão da 1ª Seção do Superior Tribunal de Justiça – STJ (Recurso Especial – REsp nº 1.221.170), que definiu o conceito de insumo à luz dos critérios de essencialidade ou relevância de determinado item, bem ou serviço para o desenvolvimento da atividade econômica desenvolvida pela empresa, como condição para aproveitamento dos créditos de PIS e COFINS.
Segundo a posição adotada pelo STJ os critérios de essencialidade ou relevância deverão ser analisados à luz da aplicação do insumos nas atividades desenvolvidas por cada empresa.
Nesse sentido, foi proferida decisão em processo que tramita perante a Justiça Federal de Minas Gerais, permitindo o aproveitamento de créditos de PIS e COFINS sobre despesas com equipamento de proteção individual (EPIs), transporte e alimentação de empregados.
No entendimento da Justiça Federal mineira, tais despesas seriam essenciais já que a atividade do contribuinte litigante era desenvolvida de forma itinerante, por meio do deslocamento de empregados para atender clientes em todo o território nacional.
A expectativa é de que o mesmo conceito seja aplicado à discussão sobre a possibilidade de aproveitamento de créditos de PIS e COFINS sobre as despesas com cartões de crédito e débito, pendente de julgamento pelo STJ nos autos do REsp nº 1.642.014 – 2ª Turma.
É importante, nesse contexto, a constante revisão dos critérios adotados pelas empresas para apropriação de créditos de PIS e COFINS, a fim de conformá-los à evolução da jurisprudência sobre o tema.

Para maiores informações, contatar Allan MoraesAngela Andreoliou Eduardo Winters, nos e-mail’s [email protected][email protected] ou [email protected] ou pelo tel.: (11) 3146-2413.

Pesquisa
Categorias
Palavras Chave
Compartilhe esta publicação